Muito antes de sua fama como o Exterminador T-800, o ator austríaco Arnold Schwarzenegger fez seu nome como um dos maiores astros da história do Fisiculturismo. Sendo cinco vezes campeão do concurso “Mr. Universo” e sete vezes campeão do concurso profissional “Mr. Olympia”. Este documentário retrata os eventos precedentes ao “Mr. Olympia” de 1975, onde o austríaco competiria com Lou Ferrigno e outros fisiculturistas pelo título. Com este documentário, Arnold e Ferrigno tiveram as portas abertas para suas carreiras como atores. Anos mais tarde, ambos ganhariam ainda mais fama por seus diversos papéis no cinema e televisão, como Schwarzenegger em “O Exterminador do Futuro” e Ferrigno em “O Incrível Hulk”.
Ambientada na Era de Ouro do Fisiculturismo, chamada assim pela definição e proporção serem mais relevantes que o tamanho do atleta, este documentário conta um pouco dos bastidores do esporte. A vida de diversos atletas proeminentes da época é contada, elaborando um pouco na história de vida desses indivíduos. Embora pareça interessante, esta descrição é um tanto mais atraente do que é representado em tela. De começo há um pouco da vida de Mike Katz, cativante mas finalmente inútil frente ao resto do filme. Sua história em si é envolvente, mas sua utilidade no desenvolvimento da trama é nula. O personagem tem sua breve e boa aparição e simplesmente some pelo resto do filme. Outra figura, Franco Columbu acaba recebendo o mesmo tratamento, que embora menos aleatório ainda parece muito fora do lugar no contexto geral. Este e outros erros apontam para a mais notável falha de todo este filme, uma que danifica significantemente a estrutura deste filme.
O maior problema deste filme é a incrível impressão de que tudo é uma grande produção amadora. Sem levar em conta aspectos como definição de imagem, o documentário parece ter sido realizado como trabalho de uma turma de Ensino Médio. Os ângulos de gravação claramente não são os melhores para capturar o movimento desejado. Não que o filme deva sempre usar o melhor ângulo, mas que use ao menos um que cumpra sua função. Não bastasse a cinematografia amadora, o roteiro pode ser considerado uma reflexão daquele cara que vai à academia e não guarda os pesos depois de usá-los: ou seja, uma completa bagunça. No geral o enredo tem quatro focos: a carreira de Schwarzenegger; o início de Lou Ferrigno; Mike Katz no “Mr. Universo”; as origens de Franco Columbu; e o concurso de “Mr. Olympia” de 1975. Enquanto a Carreira de Schwarzenegger, de Ferrigno e Columbu têm a ver com o grande evento “Mr. Olympia”, a parte de Katz fica completamente fora de contexto. O mesmo acontece com Columbu, que embora participe do evento tem sua história completamente mal posicionada. Essa falta de organização dos eventos retratados deteriora significantemente a atmosfera do documentário, dando a impressão que alguns arcos de história estão ali por serem simplesmente interessantes.
O destaque de verdade está em Arnold Schwarzenegger, todo o material realmente interessante está centrado quase exclusivamente nele. Tudo o que realmente se procura em um documentário pode ser encontrado nas entrevistas e comentários do austríaco. Nesse material se encontra o que alguém interessado por fisiculturismo pode procurar: insights sobre a vida de atleta, informações sobre como os concursos funcionavam, curiosidades sobre a vida de Arnold e até mesmo algumas de suas táticas no período pré-competição. Poderiam ter explorado um pouco mais sobre os outros atletas, mas como Schwarzenegger era a estrela do fisiculturismo da época, era inevitável que um destaque maior caísse sobre ele. Outro ponto que o filme explora bem é a a relação de Arnold com Ferrigno, onde também é abordado o treinamento de Lou. O sentimento de rivalidade transmitido dá um pouco de riqueza ao outrora bagunçado roteiro. Infelizmente, quando tal relações interessantes surgem já é tarde demais para corrigir os erros prévios.
Mesmo com uma cinematografia amadora e um roteiro completamente desorganizado, este documentário passa alguns pontos de vista interessantes sobre o mundo do fisiculturismo. Válido mesmo para quem não tem vontade de ir à academia todos os dias, este filme ao menos foca na figura de Arnold Schwarzenegger o bastante para saciar o interesse dos fãs do trabalho do ator.