O Cine Grandiose participa mais uma vez do “Olhar de Cinema”. Dessa vez não consegui um emprego na exata semana do Festival, mas ele ainda não acabou no momento da escrita desse artigo, então ainda há um dia para que alguém me contrate e mantenha a tradição. Ao menos esse ano não fui impedido de assistir a todos os filmes como em 2019.
Filme de Abertura
Retrato de um Certo Oriente
Sensível, sincero e que transparece um sentimento estranho e sem sentido de ter ares de uma obra de arte de verdade, mesmo que imperfeita, “Retrato de um Certo Oriente” marca um bom início de festival esse ano. Artisticamente, ao menos.
Competitiva – Brasileira
Praia Formosa
Não vou reclamar de ter recebido uma recomendação e acabar não gostando do filme, porque, bem, acontece. Mas também não vou deixar de lamentar que expectativas foram criadas quando se falou tão bem dessa obra da Mostra Competitiva e que houve uma grande frustração depois.
Olhares Clássicos
Um é Pouco, Dois é Bom
Composto por dois médias-metragens unidos numa mesma obra, “Um é Pouco, Dois é Bom” sofre por ser desequilibrado na qualidade, com uma parte sendo melhor que a outra. Mesmo assim, a experiência de ver tudo restaurado em qualidade cristalina foi algo digno de nota, além de muito divertido no geral.
Olhar Retrospectivo: Hou Hsiao-hsien
Filme de Encerramento